Nesse mês, estudantes de todos os cursos de graduação iCEV participaram de mais uma edição do nosso Tribunal do Júri Simulado. Na ocasião, o conhecido caso “Ângela Diniz” – que teve grande repercussão em todo o Brasil – serviu de base para o desenrolar dos acontecimentos. A professora Paloma Torres Carneiro e o professor Carlos Márcio Gomes estiveram à frente do evento que, mais uma vez, foi um grande sucesso.
“Nós estamos muito felizes em encerrar o nosso júri simulado deste ano. A nossa felicidade se dá pelo imenso sucesso que o evento foi, considerando a participação dos alunos que foi primordial”, afirma a professora Paloma.
Os estudantes que participaram de forma mais direta do evento, com certeza, levarão aprendizados que vão servir, inclusive, para suas futuras vivências profissionais: “foi muito gratificante participar na função de juiz do Tribunal do Júri. A iniciativa do iCEV de proporcionar esse tipo de acompanhamento prático, principalmente da área jurídica, é muito importante para nós, alunos, principalmente para aqueles que estão próximos de concluir a formação”, diz João Vitor, aluno do 10º período do curso de Direito iCEV.
Através de ações desse tipo, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver aspectos como oratória, argumentação, raciocínio analítico e muito mais: “a ideia é que eles vivenciem um pouco desse ambiente de tribunal. Eles estudaram um caso específico que foi proposto pela professora e, com isso, já estão se familiarizando com análise do processo, criação de tese de defesa, criação de tese de acusação, e também com o próprio desempenho deles aqui, durante a atividade”, explica Horácio Neiva, coordenador do curso de Direito iCEV.
Uma ação dessa grandeza, como se sabe, não surge “do dia para a noite”. Muita dedicação foi necessária para que tudo saísse conforme planejado: “essa foi uma atividade que mobilizou muita gente. Eles chegaram a visitar um tribunal do júri em outro estado”.
O estado em questão foi o Maranhão, e, por lá, os alunos puderam ter contato com promotores de justiça, defensores públicos e advogados.
“Eles conheceram bem como são as atividades de um júri, tiveram esse contato com os profissionais, e tiveram esse momento para desempenhar essa simulação que, com toda certeza, vai ajudá-los em suas trajetórias profissionais”, finaliza Horácio.
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!