Custo e despesa são pagamentos que as empresas precisam fazer. Saber a diferença entre eles ajudam a organizar os valores que entram e que saem do caixa, mantendo as contas em dia e priorizando gastos quando for necessário.
Entenda, abaixo, a diferença entre custo e despesa.
É considerado custo todo valor gasto com recursos e serviços para que haja a produção de algo.
Por exemplo, é indispensável ter tecido e equipamentos para que peças de roupa sejam fabricadas. Além disso, as mesmas precisam ser etiquetadas e embaladas para irem à venda. Tudo o que é fundamental para que se crie um produto é tido como custo.
Entende-se por despesa todos os gastos com bens e serviços que têm relação com a administração da empresa. Ou seja, contas de luz, água, telefone – necessários para manter a estrutura da companhia funcionando, mas que não contribuem diretamente na produção de novos itens.
Vale lembrar também que tanto os custos como as despesas podem ser classificadas em fixas e variáveis.
Gastos que não variam de acordo com o volume de mercadoria produzido ou vendido.
Gastos que variam conforme o volume produzido ou vendido, como por exemplo a contratação de funcionários temporários para vendas durante as festas de fim de ano.
Em resumo: Pergunte a si mesmo “se eu eliminar esse gasto, a produção pode ser afetada?” Se a resposta for sim, trata-se de um custo, pois está vinculado a produção. Caso a resposta seja não, temos uma despesa.
Fonte: Blog Nubank
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!