No mundo corporativo, em especial no Brasil, a inteligência artificial (IA) já se tornou fundamental na forma como profissionais se preparam para o futuro do trabalho. De acordo com o Panorama do Desenvolvimento Profissional no Brasil, pesquisa realizada pela Alura, em parceria com o Opinion Box, com 1.000 profissionais atuantes no país, 68% dos profissionais veem o domínio da IA como requisito básico para conquistar ou manter uma vaga, enquanto 76% acreditam que o conhecimento tecnológico será decisivo para o futuro.
Ainda segundo o levantamento, 86% afirmam que a IA deve impactar significativamente seu setor nos próximos anos, e mais da metade já buscou aprendizado em IA, seja por conteúdos informativos (39%) ou cursos específicos (15%). “Ter fluência digital e domínio de tecnologias emergentes não é mais diferencial, é pré-requisito. As empresas precisam estruturar programas que antecipem as mudanças do mercado e transformem o aprendizado em vantagem competitiva”, explica Thais Pianucci, Diretora Geral da Alura.
O levantamento mostra também uma cultura crescente de aprendizado contínuo: 75% se consideram protagonistas da própria carreira e mais de 70% estudam regularmente para se manterem atualizados, priorizando formatos digitais flexíveis, como aulas gravadas (59%) e vídeos online (57%). Entre os principais desafios estão a falta de tempo (22%) e custo (18%), que continuam a limitar a capacitação.
“Mesmo com agendas apertadas, muitos profissionais encontram maneiras de incorporar o aprendizado contínuo em suas rotinas. Isso mostra que o desejo de se desenvolver vai além do conhecimento do termo lifelong learning: é uma atitude prática que envolve disciplina, curiosidade e planejamento pessoal”, comenta Thais.
Publicado em: Forbes
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 9807-1976 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!