fbpx

Arte para a inclusão: autistas expõem suas obras no iCEV

7 de Abril de 2022

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o iCEV realizou uma exposição de arte com obras pintadas por pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Essa foi uma iniciativa do Núcleo de Apoio Psicopedagógico do iCEV (NAPSI) em parceria com Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA).

A psicóloga e professora do iCEV Layse Policarpo, que organizou a exposição, afirma que a ideia é incentivar a inclusão por meio da arte. “Ainda é comum que as pessoas com TEA sejam vistas de forma distorcida, sem habilidades ou capacidades. Através dessa ação, pudemos ressaltar a arte e como essas pessoas se destacam por meio dela, além de informar sobre o transtorno”, explica.

 

Alguns dos artistas compareceram ao iCEV com suas famílias e puderam explicar um pouco das suas obras. Adriano Gabriel, de 13 anos, ama pintura: “eu gosto de desenhar bonecos, carrinhos. Eu gosto muito da natureza, das cores, tudo colorido!”.

A mãe dele, Maria Elizabete, conta que essa é uma forma de se expressar. “Ele teve muita dificuldade de falar. Então, ele se comunicava com a gente pintando e riscando as paredes. Quando ele queria comer, ele desenhava uma comida, por exemplo”, relata a mãe. O Adriano largou as paredes, evoluiu seus traços e deixa a mãe cheia de orgulho – aliás, ele já conversa bastante, inclusive dando entrevistas.

 

Cleudia Santana é arte-educadora da AMA, onde a arte é um instrumento para que crianças e jovens desenvolvam sua socialização. “Eles retratam através de cores e formas a sua percepção de mundo. E isso é muito importante para que possam externar vivências, experiências e contato visual, registrando o seu autoconhecimento”, explica.

Foi com a professora Cleudia que a Isabela, de 12 anos, aprimorou suas técnicas. “Eu gosto de pintar Dragon Ball, Pokémon e outros desenhos… E flores também”, conta ela, que já participou com seu irmão José de um concurso nacional de pintura sobre a temática sol.

A mãe Márcia Campelo diz que Isabela sempre amou se expressar assim: “Em vez de fazer as tarefas da escola, ela ia desenhar. Depois ela entrou pra AMA e começou a trabalhar as técnicas e fazer os quadros”. E hoje está expondo suas obras!

Sobre o autismo    

Aproximadamente 21,7 milhões de pessoas em todo o mundo são autistas. No Brasil, mais de 4 milhões fazem parte do transtorno do espectro autista (TEA). Elas são considerados pessoas com deficiência (PcD) e, portanto, têm seus direitos garantidos por lei. O autismo é uma condição neurológica que requer diagnóstico e acompanhamento terapêutico e, ao contrário do que se ouve por aí, não há cura, pois não é uma doença.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09