fbpx

Alunos do iCEV desenvolvem app para população denunciar buracos nas ruas de Teresina

4 de junho de 2025

A turma Alpha do 5º período de Engenharia de Software do iCEV mostrou como a tecnologia pode transformar a cidade. Eles desenvolveram um app e um sistema web que torna mais fácil identificar e relatar buracos nas ruas de Teresina. Um projeto que vai além da sala de aula e entrega solução prática para um problema real. Inovação que melhora vidas: é disso que a gente gosta no iCEV.

O projeto nasceu de uma necessidade real da cidade e virou oportunidade de inovação. Em parceria com a ETURB (Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano), nossos alunos criaram um canal direto entre a população e o setor responsável pela pavimentação de Teresina.

Inovação a serviço da cidadania de forma acessível 

A solução criada pelos estudantes do iCEV vai funcionar tanto para Android quanto para iOS e conta com recursos como:

. Uso da câmera do celular para registrar fotos;

. Localização em tempo real para mapear os buracos com precisão;

. Armazenamento online e offline, garantindo funcionamento mesmo sem internet.

Além do app, foi desenvolvido um sistema web exclusivo para uso da ETURB, onde as informações recebidas da população são organizadas de forma padronizada e compatível com os sistemas internos do órgão.

O aplicativo, que em breve estará disponível nas lojas virtuais, permite que a população registre buracos nas ruas, envie sugestões e ajude a identificar os pontos mais críticos da malha viária. Tudo de forma simples, rápida e eficiente.

Formação com propósito

Formação com propósito: é assim que o iCEV forma quem faz a diferença. Para o professor Luciani Vieira, que coordenou o projeto, essa iniciativa prova que o aluno iCEV está pronto para o mundo real desde a graduação. 

“Projetos assim mostram o que diferencia o aluno iCEV, ele é desafiado a transformar conhecimento técnico em soluções reais, que impactam diretamente a sociedade. Além de enriquecer a formação, essas experiências fortalecem o portfólio profissional e preparam nossos estudantes para o mercado de trabalho de um jeito muito mais completo”. 

Cooperação sem custo

Todo o projeto foi realizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre o iCEV e a Prefeitura de Teresina, sem repasses financeiros – o foco foi promover inovação, protagonismo estudantil e impacto social.

Mais do que formar profissionais, o iCEV assume um compromisso com a transformação social, incentivando seus alunos a criarem soluções que geram impacto positivo direto na comunidade.

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2024 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09