A metodologia ativa incentiva os estudantes a debater e dialogar
Mais um ciclo de aulas do professor Pedro Felipe Santos encerrou, e os alunos saem com uma certeza: aprenderam, muito mais que a técnica, lições valiosas para toda a vida. Foram três encontros intensos para os alunos de Direito do iCEV – Instituto de Ensino Superior – no curso “Jurisprudência de Direito Constitucional”, ministrado pelo juiz federal, mestre por Harvard e doutorando por Oxford.
A ideia é fazer uma construção da análise crítica no aluno, usando a metodologia ativa, que incentiva os estudantes a debater e dialogar. Então, não é apenas um curso em que aprendem a melhorar técnicas de argumentação, também absorvem muito conteúdo interdisciplinar envolvendo direito constitucional, economia, política e sociologia.
Trabalhando abordagens sob essa perspectiva, os alunos debatem temas polêmicos da vida, como aborto, cotas raciais, pena de morte, concretização dos direitos sociais, temas que, como advogados e juristas, irão lidar o tempo inteiro, tendo assim uma formação completa e construtiva.
É perceptível a evolução da oratória, argumentação, retórica, entre outros aspectos
O professor Pedro Felipe conta que é impressionante a evolução de todos eles ao longo dos três encontros, no que diz respeito à oratória, argumentação, retórica, entre outros aspectos. Os encontros aconteceram aos sábados, nos dias 15,22 e 29 de junho. O próximo ciclo acontece próximo semestre, não perde!
Aulas são no melhor estilo de Harvard – case method
Nesse último encontro do semestre, realizado neste sábado (29), o professor repassou conhecimentos sobre equalização de expectativas e mediação. A dinâmica era a seguinte: os alunos dividiram-se em grupos e simularam situações possíveis em julgamentos. Eles puderam perceber, na própria forma que os atores conduziam a prática, conceitos sobre sistema adversarial, técnicas de mediação, redistribuição de poder às partes, como lidar com expectativas do cliente e muito mais. E olha, nas simulações eles entravam nos personagens mesmo, rolava até barraco, mas tudo de mentirinha, claro. Teatro está perdendo grandes talentos!
“No Brasil, em geral, as faculdades de direito não têm o hábito de ter amplos debates com os alunos, e o iCEV tem feito várias iniciativas, entre elas a minha disciplina, em que os alunos são convidados a ter uma formação mais ativa na produção do conhecimento” – Pedro Felipe, professor e juiz federal.
O Mestre explica melhor como se deu a abordagem em cada encontro, ao melhor estilo de Harvard – case method. Num primeiro momento ele precisava que os alunos estivessem relaxados, dentro de um ambiente acolhedor, assim, sentiam-se à vontade a falar para que já no segundo momento começasse a lapidação do argumentar, no qual foram trabalhadas questões posturais, gestuais e comportamentais.
Alunos que mais se destacaram serão monitores no próximo ciclo de aulas
Para fechar, o professor trabalhou, junto aos alunos, a construção do conteúdo do argumento. Eles puderam articular premissas e conclusões de forma muito coerente, aprenderam como construir o argumento perfeito.
Antes de cada encontro os estudantes liam artigos passados pelo professor e durante a aula discorriam sobre temáticas relevantes. E olha que interessante, os mais bem avaliados, além de premiados, foram convidados a serem monitores no próximo ciclo de aulas do curso de Jurisprudência, oportunidade incrível, não é?
“Aprendi, sobretudo, a ser uma profissional segura, curiosa e jamais arrogante. O que nos torna humanos e capacitados para resolver problemas vai muito além dos conhecimentos adquiridos na faculdade, também vem da sensibilidade ao lidar com o outro. Fomos constantemente induzidos a pensar fora da caixa, o que nos desafiou a ter uma visão mais elaborada do mundo”, contou a aluna Ane Caroline Honorato, do sexto período.
Abre a roda para as perguntas
Ao final, uma experiência emocionante a todos! Pedro Felipe abriu espaço para os alunos perguntarem o que quisessem, aí já viu, né? Foram perguntas sobre a profissão, vida pessoal, dificuldades da carreira, dicas de especializações, experiências em Harvard e Oxford, e, principalmente, sobre concursos.
Não é por nada não, mas ele, que ficou conhecido em todo o país ao se tornar o juiz federal mais novo do Brasil aos 25 anos, passou dicas valiosíssimas sobre seus métodos e rotinas de estudo para concurso, só aluno iCEV tem todo esse privilégio. Os pupilos do Pedro Felipe ficaram com olhos e ouvidos bem abertos, prestando atenção em todos os segredos, #agoravai.
Pedro Felipe destacou a importância de aprender com as derrotas
“O estrategista é paciente”, disse o professor ao falar sobre sua trajetória. Ele conta que passou em oito concursos, mas reprovou em 30. Com isso, ele mostra a importância de aprender com as falhas e ter objetivos claros na vida para seguir tentando. Hoje, é doutorando na Universidade de Oxford, na Inglaterra, mais uma de suas conquistas. Só eram três vagas para o mundo inteiro, sentiu o poder do iCEV ao trazer esse mestre para dar aula aos alunos de Direito?
Próximo semestre tem mais
E com uma bagagem tão grande de vivências, uma lição valiosa para levar para vida: “Sejam sempre muito humildes e jamais arrogantes, independente da posição em que estejam. Não tenham limites para os sonhos, mas sempre com os pés no chão, batalhando por eles”, disse sabiamente.
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!