Ontem,11, foi dia de mais uma tour do projeto Visitando Instituições do iCEV – Instituto de Ensino Superior. Dessa vez, os sortudos foram os alunos do 1º e 7º períodos do curso de Direito. A aula-visita foi no Tribunal Regional do Trabalho da 22º Região (TRT-PI)!
E olha que honra, os alunos foram recebidos pela própria presidente do Tribunal, a desembargadora Liana Chaib, e puderam acompanhar a rotina e processos do trabalho, além de julgamentos em primeira e segunda instância.
Alunos do iCEV concentrados assistindo sessão do Plenário
Toda a prática foi conduzida pelo professor e juiz do trabalho, Washington Bandeira, e pelo professor e doutrinador, Raphael Miziara. Foi uma visita de conhecimento e vivência, como explica o professor Washington, “para os alunos no 1º foi um primeiro contato com a Justiça do Trabalho, já para os alunos do 7º período, que têm mais conhecimento específico, foi uma espécie de consolidação dessa compreensão, na qual conseguiram materializar o aprendizado da sala de aula assistindo uma sessão do Plenário e as audiências nas varas do trabalho de Teresina”.
Ao chegarem, os estudantes já foram acompanhando uma sessão do Plenário, onde são feitos os julgamentos em segunda instância. As decisões feitas nesse nível são colegiadas, ou seja, cada desembargador dá seu voto sobre a pauta. Os alunos presenciaram a sustentação oral dos advogados e a votação dos desembargadores.
Como funciona uma secretaria de Vara? Na aula-visita os estudantes também vivenciariam essa rotina
Depois os estudantes seguiram a prática com a seguinte dinâmica: eles se dividiram em grupos e cada um acompanhou uma audiência em primeira instância numa Vara, tendo experiências diferentes e podendo compartilhar as percepções com os colegas, tornando a vivência mais rica.
João Victor Fontinele, do 7º período, aproveitou a aula-visita para absorver o máximo de conhecimentos. “Vimos às peculiaridades do processo do trabalho e também os pontos de convergência com outros processos de penal e civil, que já havíamos estudado anteriormente”, disse o estudante de Direito do iCEV.
Após as audiências os alunos tiraram suas dúvidas com os próprios juízes e também com os professores. Além disso, eles acompanharam a dinâmica de trabalho da secretaria de Vara.
Para professor Miziara, é fundamental que a prática no Direito seja incentivada para que os alunos conheçam e vivenciem na prática como será o exercício da advocacia, magistratura, ou do membro do Ministério Público do Trabalho, para que eles visualizem na prática aquilo que eles aprendem na teoria.
Muito chiques! A presidente do TRT-PI, Liana Chaib, recebendo os alunos do iCEV
Ao final, a desembargadora Liana Chaib, recebeu os alunos na presidência do TRT-PI! Ela compartilhou um pouco da sua história e deu força, principalmente às mulheres, a estudarem para alcançar seus sonhos. A desembargadora é professora do iCEV na pós-graduação de direito e processo do Trabalho. Chique, não é?
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!