Quem já está esperando a próxima visita é o Bernard Queiroz, ele aprendeu direitinho como são alocados os presos, como se dá a contenção de rebeliões, o procedimento de regime aberto, fechado e semiaberto, como funciona para os privados de liberdade que realizam trabalhos para diminuir a pena. “Tudo que nos foi mostrado lá serviu para que pudéssemos enquadrar com o estudo que vemos dentro da sala de aula, foi uma experiência realmente esclarecedora”, explica o estudante do primeiro período.
Conhecendo a estrutura da penitenciária
A visita faz parte de um projeto de extensão do curso de direito do iCEV, que visita instituições, integrando teoria e prática.
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
“Não adianta nos transformarmos em profissionais de gabinete, sem compreendermos as consequências da nossa forma de atuação no dia-a-dia no cenário da justiça criminal” – foi justamente com esse intuito de transformar a mentalidade ab initio dos recém-chegados ao mundo do direito que o professor Lucas Villa, da disciplina Crime e Sociedade, levou hoje (30) os alunos do primeiro período do iCEV – Instituto de Ensino Superior- para visitar a penitenciária José Ribamar Leite, em Teresina.
A intenção é que os estudantes compreendam o real impacto do direito penal na vida das pessoas, “dessa turma sairão os mais diferentes operadores do direito, juízes, promotores, delegados, policiais, agentes penitenciários ou advogados, então é importante que os estudantes desde o início do curso tenham essa visão, do que realmente acontece no sistema prisional brasileiro”, explica o professor.
A realidade carcerária
Explicação do diretor da unidade penitenciária
A visita foi acompanhada pelo diretor da penitenciária, Jean Bezerra. Ele conta que ressocialização que mais dá certo é com o trabalho e cursos profissionalizantes, e ainda reitera que