fbpx

Colóquio de Teoria Política discute o sistema democrático com professores convidados

Evento na Escola de Direito Aplicado teve a finalidade de discutir as relações políticas na sociedade

5 de outubro de 2018

A Escola de Direito Aplicado do iCEV sediou ontem, 4, o Colóquio de Teoria Política, com o tema “Democracia: comentários à luz da Teoria Política”. O evento foi aberto para a turma de Direito e contou com a presença de professores externos, do departamento de Ciência Política da UFPI, convidados pelo professor Milton Gustavo.

Com foco na discussão sobre a democracia, o professor Alexandre Bacelar, um dos convidados da mesa, explanou sobre as definições de poder e o papel da autoridade e da ordem na organização social. Cleber Ranieri, por sua vez, observou que desconhecemos a história das instituições políticas e traçou o novo perfil dos membros do judiciário brasileiro, correlacionando com o equilíbrio dos poderes no Brasil. Os professores Horácio Neiva e Alysson Nunes estiveram presentes e fizeram intervenções.

“A democracia é um sistema em que o poder se exerce através de normas, regras e elas tendem a se naturalizar”, comentou o professor idealizador do colóquio, Milton Gustavo. “Quando elas se tornam pesadas é sintoma de que essa democracia tá fracassando em alguma medida”.

O colóquio visou inteirar os estudantes do iCEV sobre as principais problemáticas envolvendo o sistema democrático. “Um evento como este vai ao encontro do nosso objetivo de tornar o ambiente do iCEV o mais plural possível, debatendo ideias e trazendo as mais diferentes facetas da realidade para nossa instituição”, disse o coordenador do curso, Alysson Nunes. “Foi enriquecedor contar com dois professores do departamento de Ciência Política da UFPI, com suas experiências distintas, analisando o momento político atual”.

O professor Horácio Neiva ressaltou a importância do debate em função da discussão de temas bastante profundos de Teoria Política. “Estudar a história do poder é muito importante para entendermos a dinâmica das diversas relações políticas existentes na sociedade contemporânea”, afirmou. “Saber como a história das instituições pode nos ajudar a entender o momento que estamos vivendo hoje é uma das grandes vantagens de eventos como este”.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09