Você já leu ou ouviu uma notícia muito estranha por aí e quis verificar a veracidade? Ou quer provar para aquele parente ou colega que a notícia é Fake News? Pois existem agências dedicadas ao fact-checking, ou seja, checar se os fatos são verdadeiros ou não.
Essas agências de fact-checking fazem isso a partir de um confrontamento de histórias com dados, pesquisas e registros, elas verificam falas correntes e informações em circulação na internet ou em redes sociais.
O serviço de fact-checking geralmente é mantido por grupos de jornalistas ou grandes meios de comunicação, com objetivo de aprimorar o discurso público e a democracia, tornando políticos e personalidades públicas mais responsáveis por suas declarações, além de combater a disseminação e esclarecer o público acerca de notícias falsas.
A necessidade de serviços de veracidade de informações vem do aumento da disseminação das Fake News, mas o que são?
As fake news são informações e notícias falsas criadas para gerar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio.
Funciona assim: para disseminar informações falsas, é criada uma página na internet. Um robô criado pelos programadores desses grupos é o responsável por disseminar o link nas redes. Quanto mais o assunto é mencionado nas redes, mais o robô atua, chegando a disparar informações a cada dois segundos, o que é humanamente impossível.
Com tamanho volume de disseminação de conteúdos, pessoas reais ficam vulneráveis às fake news e acabam compartilhando essas informações. Dessa forma, está criada uma rede de mentiras com pessoas reais.
A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade, e se não tiver tanta certeza, sempre verificar a veracidade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros veículos, especialmente nos conhecidos como grande mídia.
No Brasil, as principais agências especializadas em fact-checking são:
Verifica a veracidade de frases que contenham dados históricos, estatísticos, comparações e informações relativas à legalidade ou constitucionalidade de um fato.
Acompanha declarações de políticos e autoridades de expressão nacional, para verificar se eles estão falando a verdade.
É uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento dos fatos
Avenida Presidente Kennedy, 1100 - São Cristovão - 64052-335 - Teresina-PI
Telefone: (86) 3133-7070 - E-mail: contato.icev@somosicev.com
Deixe um comentário
4 Comentários em "Fato ou fake? Saiba quais são as principais agências de fact-checking no Brasil"
mas como essas empresas “avisam” que as noticias estudadas são falsas?
NÃO AVISAM DIRETAMENTE. ELAS TEM CONVÊNIOS COM AS REDES SOCIAIS E ESTAS É QUE TEM QUE COLOCAR AS TARJAS DE FALSA, ENGANOSA, ETC. MAS SE A GENTE SE CADASTRAR, ELAS ENVIAM DIARIAMENTE RELATÓRIO DAS FAKES DO DIA. SÃO NO MíNIMO 3 A 4 POR DIA, a maioria bolsonarista
Nenhuma dessas é confiável… Atestam notícias falsas e desmentem fatos verdadeiros. Defendem os interesses de quem? Dos seus donos? Folha, revista Piauí, estadão, globo!
Uma pergunta: Essas agências atuam na verificação de cada caso por sua própria iniciativa, ou por demanda de terceiros? Por favor, qualifique a resposta. Obrigado