fbpx

1º Júri Simulado do curso de Direito iCEV

Estudantes do 3º ano do ensino médio e pré-vestibular foram chamados para compor a mesa de jurados

27 de outubro de 2021

(Foto: Denise Nascimento/iCEV)

Os estudantes do 2º período do curso de Direito vestiram seus trajes de verdadeiros juízes, advogados e promotores e realizaram ontem, 26/10, um julgamento simulado baseado na leitura do livro “O Caso dos Exploradores de Caverna”, escrito pelo filósofo jurídico Lon L. Fuller. A atividade foi proposta pela disciplina “Teoria do Crime”.

(Foto: Denise Nascimento/iCEV)

A professora Drª Doutora Adriana Ferro, facilitadora no julgamento e diretora acadêmica disse que o júri simulado tem três grandes objetivos:

“Consolidar conhecimento sobre excludente de ilicitude, principalmente sobre o estado de necessidade, desenvolver habilidades que são próprias da carreira jurídica, como oratória e argumentação e realmente tirar um pouco o estudante do conforto de só assistir aula. Além disso, fazer com que ele seja o protagonista da sua própria aprendizagem, que é um dos grandes diferenciais da metodologia iCEV”.

Os alunos do 3º ano do ensino médio e pré-vestibular do CEV representaram os jurados leigos e decidiriam conforme acontece no tribunal do júri, ou seja, sem grandes conhecimentos técnicos na área. “O curso de Direito é uma das opções pra mim, essa experiência agregou muito sobre realmente refletir quais aptidões se deve ter pra seguir essa carreira jurídica”, contou Melissa Araújo, aluna do pré-vestibular CEV.

(Foto: Denise Nascimento/iCEV)

Ao final do julgamento, os juízes deram o veredito: por 10X1 o réu foi absolvido levando em consideração o estado de necessidade.

Luís Felipe, 2º período, representou a defesa e conta:

“É primeira vez que estou vendo na prática como funciona o curso de Direito, eu entrei no curso desde que eu entrei eu comecei a me apaixonar por questões sociais e principalmente por essa pretensão em justiça, a vontade de fazer a justiça valer. Quando a professora Adriana nos deu essa oportunidade foi o mais perto que pudemos ficar do processo penal, da lei penal incriminadora e, de fato, ver como funciona tanto a acusação quanto a defesa. Foi uma experiência muito enriquecedora”.

(Foto: Denise Nascimento/iCEV)

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09