fbpx

Carro voador irá da Faria Lima a Guarulhos em menos de 15 minutos

11 de Abril de 2025

Imagine cruzar a cidade de São Paulo pelo ar em poucos minutos. Essa é a proposta da Embraer, que apresentou nesta terça-feira (8) seu veículo elétrico de decolagem vertical (eVTOL), desenvolvido pela Eve Air Mobility, em evento realizado pelo Bradesco BBI.

A expectativa é de que o veículo faça o trajeto entre a Avenida Faria Lima, em São Paulo, e o Aeroporto de Guarulhos em cerca de 13 minutos, conforme o Vice-Presidente Sênior de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da Eve, Luís Carlos Affonso.

O executivo contou que o eVTOL terá autonomia de até 100 quilômetros por carga, alcance que a empresa considera ideal para deslocamentos urbanos. O modelo também será capaz de decolar e pousar automaticamente, o que deve reduzir custos com treinamento de pilotos e aumentar a eficiência operacional.

Movido por propulsão elétrica, o veículo utiliza motores duplos, garantindo propulsão, alto desempenho, segurança e menor custo operacional. Outra vantagem desse tipo de veículo é o uso de energia limpa e a redução de ruídos, o que torna a proposta sustentável.

Carro voador deve começar operações em 2026

A Eve revelou, no ano passado, o primeiro protótipo em tamanho real do seu carro voador. Na ocasião, a subsidiária afirmou que planejava produzir 2,9 mil eVTOLs.

Segundo informações apresentadas pela Embraer durante o evento, o carro voador tem previsão de iniciar as operações em 2026 e já possui 2,8 mil unidades reservadas por 28 clientes espalhados por 9 países diferentes. A expectativa é de que o eVTOL gere US$ 14 bilhões em receita líquida caso esses pedidos sejam concluídos.

Muitas companhias estão apostando nesta nova modalidade de veículos elétricos. Na Austrália, a AMSL Aero apresentou a Vertiia, que usa tecnologias de carros da Fórmula 1 e promete alcançar 300 km/h.

Já outro carro voador que entrou em destaque nas últimas semanas foi o Alef Model A, da startup Alef Aeronautics.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Compartilhe com um amigo

Tags

Está com dúvidas?
Estamos aqui pra ajudar! Envia um e-mail ou chama no whatsapp: (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2024 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09