fbpx

Você sabe o que é uma Big Tech? Vamos te explicar

As grandes empresas de tecnologia têm total domínio em seus respectivos setores

8 de Janeiro de 2020

As BigTech dominam o mercado a nível global

Nos últimos anos, as Big Techs passaram a fazer parte do dia a dia de bilhões de pessoas. Conectando usuários e criando novas plataformas de serviços, essas companhias mudaram a nossa realidade e auxiliaram a tecnologia a ser levada para mais locais do planeta e no nosso cotidiano.

As denominadas Big Tech são as quatro maiores empresas de tecnologia, multinacionais Norte-americanas de serviço online ou empresas de computadores e software, que dominam o ciberespaço desde os anos 2010. Com certeza já consumiu seus produtos, ou pelo menos ouviu falar, são elas: Google, Apple, Amazon e Facebook.

Cada uma com sua especialidade, elas possuem dominância a nível global. Essas grandes da tecnologia, além de mudarem o comportamento e consumo das pessoas, põem em questionamento questões sobre privacidade, proteção de dados e influência no mercado financeiro.

Apple

Quando se trata de grandes empresas de tecnologia, a Apple é a líder, sendo a maior empresa de tecnologia do mundo em receita. A Apple foi avaliada em mais de US $ 1 trilhão em agosto de 2018, tornando-a a primeira empresa pública americana a ser avaliada em mais de US $ 1 trilhão. A Apple sempre foi a líder em inovação e no fornecimento de produtos e serviços incomparáveis. Isso permitiu à Apple obter um alto nível de lealdade à marca e ser classificada como a marca mais valiosa do mundo. A Apple tem sido a líder em inovação, seja em seu software ou hardware.

A segurança e a privacidade dos dados são uma das áreas importantes em que a Apple se destacou. As medidas de segurança implementadas estão liderando o setor. Embora as medidas de segurança possam não ser infalíveis, elas estão liderando o setor com protocolos de segurança. A Apple revolucionou completamente a maneira como usamos a tecnologia em nossas vidas diárias. Ele está continuamente expandindo sua participação no mercado, lançando novos produtos e serviços como Apple Homepod, Apple Watch e Apple Music.

A inovação e um ecossistema fechado e seguro, proporcionando uma experiência satisfatória ao usuário, estão no centro do funcionamento da Apple.

Google

O Google é o mecanismo de pesquisa preferido para a maioria dos usuários, ele possui uma participação de mercado global de 92,19% em julho de 2019. A pesquisa do Google retorna resultados para uma consulta de usuário com base no sistema de classificação de prioridade. O Google indexa centenas de terabytes de informações de milhões de páginas da web. O mecanismo de pesquisa é tão eficiente que o usuário obtém sua consulta resolvida nos cinco principais resultados de pesquisa que o Google retorna. O Google também fornece uma pesquisa baseada em imagem, em conjunto com o mecanismo de pesquisa comum.

A BigTech tem sido pioneiro em serviços de software, fornecendo software para uso pessoal e corporativo, que não se limitou apenas ao modelo de mecanismo de pesquisa, mas oferece muitos outros serviços, como e-mail, navegador da web, site de compartilhamento de vídeo e aplicativo móvel, líderes em seus segmentos.

O Google obtém a maior parte de sua receita com anúncios. A gigante da tecnologia também fornece insights e análises para que os anunciantes possam atingir um público-alvo mais amplo, aprimorando seu conteúdo para aparecer mais nos resultados de pesquisa do Google. O Google sempre focou no usuário e em suas necessidades e aprimorou seus serviços de acordo.

Outra área em que o Google se destacou nos últimos anos é fornecer hardware premium, juntamente com seu software já popular e eficiente, para construir um ecossistema para fornecer a melhor experiência ao usuário. O Google Pixel e o Google Home são alguns dos melhores e populares dispositivos que são executados no ecossistema do Google.

Facebook

Facebook é sinônimo de rede social. Com mais de 2,3 bilhões de usuários ativos mensais, em dezembro de 2018, a empresa registrou uma receita de US $ 55 bilhões em 2018. O Facebook começou a se conectar com os estudantes de Harvard e, nos próximos anos, tornou-se um site popular de rede social entre estudantes universitários.

O Facebook adquiriu o Instagram em março de 2012 por US $ 1 bilhão e o WhatsApp em fevereiro de 2014 por US $ 19 bilhões. O Facebook sempre esteve aberto a mudanças e incorporação de novas tecnologias, o que o tornou um líder no espaço de mídia social.

Amazon

A Amazon é o maior mercado de comércio eletrônico do mundo, plataforma de computação em nuvem e uma plataforma de assistência de IA. É a maior empresa de internet do mundo em termos de receita. É bem conhecido por interromper indústrias bem estabelecidas em larga escala.

A Amazon começou inicialmente como um mercado online, mas depois se expandiu para vários setores. A empresa está envolvida em varejo eletrônico, serviços de streaming, e-books, soluções de casa inteligente, um estúdio de cinema e televisão, fabricação de eletrônicos de baixo custo, plataforma de streaming de jogadores e serviços da web da amazon, para citar alguns. Essa ampla rede permitiu à Amazon ser líder mundial em tecnologia. A Amazon se expande continuamente para novos segmentos e procura novas maneiras de levar o setor adiante.

Como as Big Techs funcionam?

O principal motor das Big Techs é a inovação. Justamente por isso, o lema “move fast and break things” (mova-se rápido e quebre coisas, em português) é comum nessa área.

As companhias precisam definir novas tecnologias e serviços continuamente, atualizando produtos e dispositivos para atenderem às demandas e se manterem relevantes.

Forte influência no mercado

As grandes empresas de tecnologia têm total domínio em seus respectivos setores. A Apple com dispositivos de comunicação na Internet, o Facebook no espaço de mídia social, o Google para buscas na Internet e a Amazon como protagonista dominante no mercado de comércio eletrônico dominaram totalmente seus respectivos setores.

Devido ao seu domínio no mercado de tecnologia, as grandes empresas de tecnologia também influenciam a economia e a sociedade e moldam a maneira como nossa sociedade está progredindo. Os produtos e serviços oferecidos pela grande tecnologia são usados por centenas de milhões em todo o mundo.

O domínio dessas empresas em seus respectivos campos se deve à compreensão do mercado e suas necessidades e ao fornecimento de produtos que garantem a satisfação do cliente.

Deixe um comentário

3 Comentários em "Você sabe o que é uma Big Tech? Vamos te explicar"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
LUIZ CARLOS FINK

Parabéns Pitin pela inciativa para bloquear esses globalistas predadores (Apple, Google, Facebook, Amazon, Twitter ) dos Estados de Direito constituídos no mundo. Os demais governos devem seguir esse exemplo.

Helenita França

Estão censurando opiniões contrárias ao socialismo
Haverá lei para essas ditas empresas.

Carlos

Fala de “Big Tech” e omitir a Microsoft é igual querer explicar a física sem falar de Newton.

Compartilhe com um amigo

Tem uma pergunta?
Nós estamos aqui para ajudar. Envie-nos um e-mail ou ligue-nos para (86) 3133-7070
Entrar em contato!
© 2017 iCEV Instituto de Ensino Superior
Esse domínio pertence ao Grupo Educacional Superior CEV
CNPJ: 12.175.436/0001-09